Como controlar a saúde auditiva do seu bebé
Ouvir bem desde a infância ajuda no desenvolvimento das capacidades cognitivas, na competência linguística e no bem-estar emocional da criança. Hoje em dia sabe-se que aproximadamente uma em cada 300 crianças nasce com um problema auditivo grave e que quanto mais cedo o identificarmos, mais possibilidades teremos de obter os melhores resultados no seu tratamento.
Muito embora o exame auditivo universal dos recém-nascidos contribua para elucidar este aspecto em grande parte, os pais podem fazer bastante para se certificarem de que o seu filho ouve adequadamente. Lembre-se de que este exame não detectará uma perda auditiva adquirida mais tarde durante a infância. Se todos aqueles que fazem parte da vida de uma criança se preocuparem com a sua audição durante a infância, ajudarão a evitar que viva num mundo silencioso. Em seguida reproduzimos a guia de controlo elaborada pela National Campaign for Hearing Health (Campanha Nacional de Saúde Auditiva), fundação americana sem fins lucrativos.
Tendo em conta a idade do seu filho responda à s perguntas com alguém que cuida dele habitualmente, incluindo os seus avós e as amas. Se responder ?não? a qualquer uma das perguntas ou se tiver alguma dúvida, marque Jà uma consulta com o pediatra do seu filho, para que este o examine. Os testes formais de audição não fazem parte dos exames de rotina; geralmente realizam-se quando os pais expressam a sua preocupação ou se existem factores de risco especiais numa determinada criança, por exemplo, num bebé prematuro. Não fique em silêncio!
Guia de controlo da audição (Sim/Não)
Até aos três meses
Reage a sons altos
Acalma ao ouvir a sua voz
Vira a cabeça para si quando você lhe fala
Acorda com vozes e sons altos
Sorri quando lhe falam
Parece conhecer a sua voz e, quando está a chorar acalma
Três a seis meses
Olha para cima ao ouvir um som novo
Responde ao "não" e à s mudanças de tom de voz
Imita a sua própria voz
Gosta de guizos e de outros brinquedos que emitem sons
Começa a repetir sons (tais como ó, á, e ba-ba)
Fica assustado com uma voz forte
Seis a dez meses
Responde ao ouvir o seu próprio nome, ao som do telefone e à voz de alguém, mesmo que não seja alta
Conhece o nome de alguns objectos (chávena, sapato) e expressões ("olá", "adeus")
Balbucia, mesmo quando está sozinho
Começa a responder a ordens como "Vem cá"
Olha para coisas ou imagens quando alguém fala delas
10 a 15 meses
Brinca com a própria voz, divertindo-se com o som e as sensações do mesmo
Aponta ou olha para objectos ou pessoas familiares quando lhe pedem que o faça
Imita palavras e sons simples; pode usar algumas palavras soltas com sentido
Diverte-se a brincar com as mãos e com jogos como "Onde está?"
15 a 18 meses
Obedece a ordens simples como "Dá-me a bola"
Utiliza frequentemente palavras que aprendeu
Utiliza frases com duas ou três palavras para conversar e pedir coisas
Sabe 10 a 20 palavras
18 a 24 meses
Compreende perguntas simples a que pode responder com "sim? ou ?não" (por exemplo, "Tens fome?")
Compreende frases simples ("na caneca", "em cima da mesa")
Gosta que lhe leiam histórias
Aponta para imagens quando lhe pedem que o faça
24 a 36 meses
Compreende "agora não" e "mais não"
Escolhe objectos pelo tamanho (grandes, pequenos)
Obedece a ordens simples como ?Vai buscar os sapatos? e ?Bebe o leite?
Compreende várias palavras que definem acções (correr, saltar)
* Artigo realizado pela Dra.Suzanne Dixon
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