Os melhores jogos para um bebé de um ano
Escolher brinquedos adaptados à idade das crianças, bem como tomar precauções em casa é muito importante, porque nesta idade tudo as atrai - tomadas, bibelôs, almofadas, berlindes - e levam tudo à boca.
Jogos adequados para crianças de um ano Adeus à fase dos jogos que servem apenas para ver e ouvir. O seu bebé agora desfruta com as brincadeiras que o obriguem a mexer-se e a praticar a sua nova atividade favorita: andar e correr. Portanto, é sempre bom potenciar atividades que envolvam movimento, sem nos esquecermos de que é ainda um pouco inseguro.
Jogos motores: mover e mexer-se Qualquer brincadeira que envolva movimento e alegria fará o seu filho estar feliz e extremamente contente. Todos estes jogos são um bom exercício para a coordenação óculo-manual.
É chegado o momento dos andarilhos e dos triciclos. Em geral, vai adorar qualquer brinquedo de quatro rodas em que possa ir sentado e mover-se.
As bolas grandes de pano são as nossas favoritas para a criança correr atrás delas, empurrá-las e abraçá-las.
As piscinas de bolas também são ideais. As bolas são geralmente macias e a piscina está acolchoada para as crianças não se magoarem.
Construções de peças grandes empilháveis para a criança montar. Cubos ou peças que encaixem, com diferentes formatos, tamanhos e cores.
Estimular os sentidos: música e tato As crianças adoram as canções, os fantoches, as marionetas e, em especial, imitar as pessoas que têm como referência.
O músico escondido: esconda um objeto que toque, um rádio ou um brinquedo que faça sons e incentive a criança a encontrá-lo. Irá desenvolver, assim, as faculdades auditivas e o seu sentido de orientação.
Arranje instrumentos musicais adaptados à idade da criança: baterias, cornetas, pianos que emitam sons com cada tecla, xilofones, rádios com microfone para a criança poder gravar a sua voz e ouvir-se a seguir.
Materiais como a plasticina, a massa de pão e os lápis de cera irão contribuir para desenvolver força e habilidade nas suas mãozinhas.
Os bonecos, as marionetas de luva ou de dedo e os peluches são excelentes para estimular a brincadeira simbólica. O elemento artístico
Vamos dançar? Há imensas crianças que adoram cantar e dançar. Recupere as canções populares, como a tradicional "Ciranda, cirandinha", e ensine o seu filho a saltar, dançar e rodopiar.
Dê-lhe tintas especiais para bebés: coloque um papel grande no chão e na parede (bem preso), ponha-lhe a tinta nas mãos e nos pés e deixe-o dar asas à sua arte!
Os quebra-cabeças ou puzzles simples de duas ou quatro peças com desenhos atraentes e bonitos.
E não se esqueça das brincadeiras para a areia! A pá e o baldinho de toda a vida para brincar na praia ou no parque e começar a dar os seus primeiros passinhos como arquiteto, a construir castelos.
Sabe que adoramos ouvi-la! O que achou deste artigo? Se tiver alguma outra brincadeira para as crianças de um ano que queira partilhar connosco, comente aqui.
LER MAIS SOBRE Crianças dos 12 meses em diante
Regista-te em Dodot e consegue: